Foi no meio do ano passado que a Audi comunicou uma parceria com a SAIC para criar uma família de modelos elétricos exclusiva para o mercado chinês - batizada internamente, de forma curiosa, como Purple (roxo).
Parceria Audi-SAIC e a linha “Purple” na China
Segundo informou a Reuters, quando esses carros chegarem às lojas, é possível que nem tragam o tradicional emblema dos quatro anéis.
De acordo com uma fonte com conhecimento do assunto, a ideia estaria ligada “à consideração da imagem da marca” e pode refletir não só a participação da SAIC, como também a presença de outros fornecedores locais no desenvolvimento dessa nova leva de veículos.
Logotipo Audi: anéis, novo símbolo ou apenas o lettering
Com isso, os futuros elétricos podem adotar um símbolo inédito ou, alternativamente, aparecer somente com o lettering Audi.
Fornecedores locais, bateria CATL e sistemas Momenta
Ainda conforme o que foi divulgado, os modelos usarão baterias da gigante CATL e contarão com sistemas de assistência à condução fornecidos pela startup chinesa Momenta. Já a base técnica - chamada Advanced Digitized Platform - virá da marca IM Motors, que faz parte do grupo SAIC.
Elétricos atuais da Audi na China seguem com os quatro anéis
Vale lembrar que a Audi já comercializa modelos 100% elétricos na China, mas todos desenvolvidos dentro do ecossistema do Grupo Volkswagen: Q4 e-tron, Q5 e-tron (que não é vendido na Europa, mas também se apoia na plataforma MEB do grupo) e Q6 e-tron. Esses, por sua vez, continuarão exibindo os quatro anéis.
Três modelos confirmados mas já se falam em mais
Em maio, a marca anunciou que está trabalhando em três novos veículos 100% elétricos voltados à China, posicionados nos segmentos D e E - equivalentes, por exemplo, aos novos A5 e A6. Ainda assim, segundo uma segunda fonte, já haveria nove modelos previstos até 2030.
O primeiro carro deve estrear no mercado chinês já em 2025. O primeiro protótipo, por outro lado, está programado para aparecer no próximo mês de novembro, momento em que a Audi também deve explicar “a história da marca”. Isso reforça o rumor de que essa linha pode «perder» os anéis e adotar um novo logotipo - algo que já surgiu em registros de patentes alguns anos atrás.
Até o momento, a fabricante alemã se recusou a comentar o que classificou como “especulação”. A SAIC, no entanto, disse à Reuters que os elétricos serão “verdadeiros Audi, com ADN Audi autêntico”.
Na China para a China
A colaboração entre Audi e SAIC faz parte da estratégia mais recente de eletrificação do Grupo Volkswagen, definida como “na China para a China”.
A China está entre os maiores mercados do Grupo Volkswagen, mas o período recente tem sido desafiador - no primeiro semestre deste ano, por exemplo, a Audi vendeu menos de 10 mil elétricos, enquanto rivais como NIO e Zeekr emplacaram oito vezes mais.
As preferências vêm migrando para marcas locais, que entendem melhor o que o consumidor chinês procura. Além disso, hoje os europeus estão ficando para trás na China em tempo de desenvolvimento de novos produtos, tecnologia (elétrica e software) e preços.
A lógica do “se não dá para vencer, una-se a eles” parece orientar a nova abordagem do Grupo Volkswagen. Além do acordo entre Audi e SAIC, a Volkswagen também firmou uma parceria semelhante com a XPeng, focada no desenvolvimento de uma nova plataforma e software.
Fonte: Reuters
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário