Dá para perceber a prioridade da Volkswagen no maior mercado de carros elétricos do mundo: no Salão do Automóvel de Xangai, a marca mostrou o ID.6, novo integrante da família ID e o primeiro pensado desde o início para um mercado específico, a China.
O modelo bebe diretamente da fonte do protótipo ID. Roomzz - revelado no mesmo evento em 2019 -, agora em versão de produção (sem as portas deslizantes). Na prática, o ID.6 assume o papel de “irmão mais velho” e maior do ID.4, mais compacto e com foco europeu.
Em comparação com o ID.4, o ID.6 chinês traz 20 cm a mais de entre-eixos (2.965 mm) e passa dos 4,8 m de comprimento (4.876 mm). Esse ganho de espaço permite oferecer versões com três fileiras de bancos e capacidade para até sete ocupantes.
Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen - a mesma dos “parentes” Audi Q4 e-tron e Skoda Enyaq iV -, o ID.6 será vendido na China em duas variantes, ID.6 Crozz e ID.6 X, e com duas capacidades (líquidas) de bateria: 58 kWh e 77 kWh.
Por que duas versões quase iguais? Assim como ocorre com o ID.4 made in China, isso tem relação com as duas joint ventures da Volkswagen no país: FAW-Volkswagen e SAIC-Volkswagen. O ID.6 Crozz será fabricado no norte da China pela First Automobile Works (FAW). Já o ID.6 X ficará a cargo da SAIC Volkswagen no sul do país asiático.
No visual, o Crozz se diferencia por uma “grade” dianteira que conecta os faróis e por para-choques com entrada de ar inferior em acabamento preto e proteções em cinza, enquanto o X aparece com a dianteira em uma única cor e uma entrada de ar posicionada mais acima.
Na traseira, também existem diferenças estéticas, começando pela assinatura luminosa. Ainda assim, as mudanças mais evidentes estão no para-choque e na posição da placa.
Mesmo com essas variações, a linguagem de design é exatamente a mesma que vemos no ID.4. E, se isso vale para o exterior, vale também para a cabine, que mantém o desenho minimalista e a proposta digital que a Volkswagen estreou no ID.3 e levou adiante no ID.4.
E as motorizações?
O ID.6 foi apresentado com duas versões de tração traseira (179 cv e 204 cv) e com uma opção de tração integral 4Motion, com dois motores (um por eixo), entregando 306 cv de potência.
Essa última, a mais forte da linha, faz o ID.6 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 s. Em todas as configurações, a velocidade máxima é a mesma, limitada eletronicamente a 160 km/h.
Quanto à autonomia, ela varia conforme a capacidade das baterias (58 ou 77 kWh), com a Volkswagen anunciando números entre 436 km e 588 km (ciclo China NEDC), respectivamente.
Exclusivo para a China
A Volkswagen não informou quando as duas versões do ID.6 entram em produção nem quando começam a ser vendidas no mercado chinês, mas a expectativa é que a comercialização tenha início ainda este ano.
Vale lembrar que este é o terceiro modelo da família de elétricos ID da Volkswagen, depois do ID.3 e do ID.4. Ainda este ano, conheceremos o ID.5, a opção de visual mais esportivo antecipada pelo concept ID. Crozz de 2017.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário