Pular para o conteúdo

Ivan Domingues, 19 anos, vence a sprint do GP da Espanha em Barcelona na FIA de Fórmula 3

Carro de corrida Fórmula 3 com cores da bandeira de Portugal exibido em salão com vista urbana ao pôr do sol.

Ivan Domingues, de Leiria, conquistou aos 19 anos a sua primeira vitória no Campeonato FIA de Fórmula 3. O piloto português venceu neste sábado a corrida sprint do Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, com uma atuação controlada e eficiente, apesar do início turbulento.

Vitória na sprint do GP da Espanha em Barcelona

Estreante na categoria e correndo pela Van Amersfoort Racing, Domingues largou da sexta posição. Ainda na primeira volta, marcada por lances confusos e toques entre os líderes - além de outros incidentes -, a prova acabou neutralizada com a entrada do Safety Car.

Na relargada, o português tirou o máximo proveito do cenário. Assumiu a ponta na terceira curva e, a partir dali, manteve o controle sem ceder a liderança até a bandeirada, fechando a corrida em 35min54,369s.

Atrás dele, o mexicano Santiago Ramos, seu companheiro de equipe, terminou em segundo, a 2,108s. O terceiro colocado foi o búlgaro Nikola Tsolov, a 4,292s, também protagonista de uma grande corrida depois de ter largado em 11.º.

Pontos inéditos e hino português na Fórmula 3

Sem ter pontuado na temporada até aqui - em seu ano de estreia na Fórmula 3 -, Domingues soma com esse triunfo os seus primeiros 10 pontos no campeonato, com uma vitória convincente.

Foi também a primeira vez que “A Portuguesa” tocou em uma prova de Fórmula 3 - campeonato criado em 2019, a partir da fusão da GP3 Series com o Campeonato Europeu de Fórmula 3. Na antiga GP3 Series, vale destacar as vitórias de António Félix da Costa, há 12 anos.

“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o hino nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado”.

Ivan Domingues

Próxima corrida: prova principal no domingo

A corrida principal acontece amanhã, às 7h30, e o piloto português vai largar da sétima posição no grid.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário