A compra de um carro elétrico usado ainda deixa muita gente com o pé atrás - mas a curiosidade e o interesse do público estão crescendo de forma bem acentuada.
E não se trata de percepção: os números mostram isso. Quem trouxe esses dados foi Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca, durante participação no Auto Talks - o novo espaço editorial da Razão Automóvel, que estreou no ECAR Show.
De acordo com os indicadores citados por Filipe Neves, as buscas por elétricos no Pisca Pisca vêm aumentando quase de maneira exponencial. A dúvida é: esse crescimento de procura vira venda fechada? E a desvalorização dos elétricos realmente é muito mais forte do que a dos carros a combustão? Esta Auto Talk responde a tudo.
Comprar ou não comprar, eis a questão
Se, em Portugal, o segmento de elétricos zero km está em bom ritmo - com vendas que já passam de 20% do total -, no universo dos usados o cenário parece seguir por outro caminho.
Ainda existe pouca variedade disponível, embora a oferta esteja aumentando. E mesmo com preços mais baixos, consequência de uma desvalorização mais intensa - eles perdem valor cerca de duas vezes mais rápido do que um carro a combustão -, muitos consumidores continuam hesitando antes de fechar negócio.
O peso da bateria na decisão de compra
Essa resistência escancara as dúvidas que ainda cercam o carro elétrico usado, principalmente quando o assunto é a bateria - ou, mais especificamente, a condição em que ela se encontra. Afinal, este é o componente mais caro de um veículo elétrico.
Por isso, é essencial transmitir ao consumidor que a bateria está em «boa saúde» e que ainda tem muitos anos de vida útil pela frente. Mas como fazer isso? Filipe Neves aponta diferentes ferramentas já disponíveis e outras em desenvolvimento para reduzir o risco percebido por quem compra.
“O que nós vemos é claramente a necessidade de informação e segurança para tomar aquele passo final da compra do carro”.
Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca
Desvalorização e preços no mercado de usados
Além de ajudar a entender melhor o mercado de carros elétricos usados, nesta edição do Auto Talks também buscamos responder se os valores mais baixos tendem a continuar (por causa da desvalorização) ou se, no médio prazo, pode haver uma recuperação.
Para o diretor do Pisca Pisca, a pergunta central é outra: o que vai acontecer com os preços dos elétricos mais antigos à medida que modelos mais novos - com tecnologia superior - começarem a entrar no mercado de segunda mão.
Se comprar um elétrico usado está nos seus planos, esta é uma Auto Talk que vale acompanhar.
Encontro marcado no próximo Auto Talks
Motivos não faltam para assistir/ouvir ao Auto Talks mais recente, o novo formato editorial da Razão Automóvel, nas plataformas de sempre: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário