Pular para o conteúdo

Forças Armadas da Suécia e FMV encomendam 94 Patria 6×6 Pansarterrängbil 300 adicionais

Veículo blindado militar 6x6 camuflado em verde exibido em ambiente interno.

As Forças Armadas da Suécia autorizaram a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) a contratar a compra de mais 94 veículos blindados Patria 6×6, designados no país como Pansarterrängbil 300. O acordo abrange versões para transporte de tropas, comando e controlo (C2) e evacuação médica (Medevac). A Patria será responsável pelo fornecimento, com participação relevante da indústria sueca. O valor total do contrato é de aproximadamente 1.500 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 140 milhões de euros.

“A decisão da Suécia de adquirir um lote adicional de veículos Patria 6×6 representa uma sólida sinalização de confiança e do poder conjunto do programa do Sistema Comum de Veículos Blindados (CAVS), que consolida ainda mais a interoperabilidade e a segurança do fornecimento entre as nações aliadas”, declarou Mats Warstedt, vice-presidente da Área de Mercado Nórdico da Patria.

Em 2024, a FMV já havia encomendado 321 veículos Pansarterrängbil 300. Com o novo pedido, o total a ser entregue às Forças Armadas da Suécia chegará a 415 unidades, com entregas previstas entre 2025 e 2030.

A aquisição integra a cooperação multinacional CAVS, liderada pela Finlândia e composta por Suécia, Letónia, Dinamarca, Alemanha, Noruega e Reino Unido. Com mais de quatro décadas de experiência em veículos blindados e transporte protegido, a Patria atua como contratante principal e conduz o desenvolvimento do sistema 6×6. O esquema de produção apoia-se nas capacidades industriais dos países participantes, reforçando a segurança de fornecimento do programa.

Segundo a empresa, já foram registados pedidos para mais de 1.000 veículos Patria 6×6, e mais de 250 unidades já foram entregues no âmbito do CAVS - iniciativa que permanece aberta a novos países, desde que tenham requisitos técnicos semelhantes e obtenham a aprovação dos Estados participantes.

Exportação regional do Patria 6×6

Em novembro, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, confirmou a chegada de um lote de 21 veículos Patria 6×6 CAVS, adquiridos por meio da cooperação com a Finlândia, a Letónia e outros parceiros europeus. A entrega, realizada na base militar de Ādaži, tem como objetivo aumentar a mobilidade e a proteção das unidades mecanizadas ucranianas.

Em setembro, o Ministério da Defesa da Letónia informou que a Ucrânia receberia um novo lote de veículos blindados 6×6 Patria CAVS. No entanto, não foram divulgadas nem a configuração nem a quantidade exata de unidades.

Diversificação industrial da Patria

Em outubro, a Patria inaugurou o seu novo centro de motores em Linnavuori, Nokia, voltado para a montagem e a manutenção dos motores F135 que irão equipar os caças F-35A da Força Aérea da Finlândia. As instalações foram construídas pela Defence Properties Finland e entregues dentro dos prazos previstos.

Como parceira estratégica das Forças Armadas finlandesas, a Patria ficará responsável pela montagem, manutenção e modernização dos motores F135. Essas atividades continuarão em Nokia durante todo o ciclo de vida da frota de F-35, cujas primeiras aeronaves deverão chegar à base aérea de Rovaniemi no fim de 2026.

Imagens meramente ilustrativas.


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário