Pular para o conteúdo

Concessionárias da indústria automotiva chinesa acumulam perdas de 138 mil milhões de yuans, diz CADA

Carro esportivo vermelho elétrico CADA-138B em exposição em showroom moderno com piso branco brilhante.

A indústria automotiva chinesa atravessa uma fase difícil: as concessionárias declararam prejuízos de 138 mil milhões de yuans (17,6 mil milhões de euros) nos primeiros oito meses do ano, segundo um relatório recente da China Automobile Dealers Association (CADA).

De acordo com a entidade, esse resultado negativo está ligado principalmente às perdas expressivas nas vendas de carros novos, o que vem tornando a sobrevivência das concessionárias cada vez mais complicada.

Relatório de Emergência da CADA e risco de fechamento

A CADA encaminhou um “Relatório de Emergência” aos respectivos órgãos do governo, chamando atenção para o alto risco de encerramento provocado pela falta de financiamento. No documento, também são apresentadas propostas de políticas para apoiar as necessidades das concessionárias.

Guerra de preços e baixa demanda

A análise aponta que as concessionárias chinesas estão lidando com dois problemas centrais: uma guerra de preços que destrói margens e uma demanda fraca diante do excesso de oferta. Esse cenário acaba obrigando as concessionárias a vender os veículos por valores muito baixos, gerando prejuízos recorrentes.

“Quanto mais os concessionários automóveis vendem, mais perdem”.

CADA

Conforme o levantamento, em agosto a taxa geral de desconto no mercado de carros novos foi de 17,4%, reforçando as dificuldades financeiras.

Além disso, as concessionárias têm encontrado obstáculos para manter seus compromissos: “eles estão a enfrentar um corte nos fundos operacionais e um risco acentuado de ruptura da cadeia de financiamento.”

Sinais de colapso entre concessionárias

Já há muitas concessionárias dando sinais de colapso. Um caso recente é o da China Grand Automotive Service, a segunda maior distribuidora automotiva da China, que foi excluída da bolsa de valores de Xangai depois de suas ações terem sido negociadas abaixo do valor nominal por mais de 20 dias consecutivos.

“Estes fracassos empresariais resultam, em grande medida, de problemas de liquidez, e não estão diretamente relacionados com as operações dos concessionários. O colapso da cadeia financeira leva, eventualmente, ao encerramento das empresas.”

CADA

Fonte: China Automobile Dealers Association (CADA)


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário