Depois de muita expectativa, a Ford finalmente tirou o pano da versão mais extrema do Bronco. É o Ford Bronco Raptor, o topo de linha focado em desempenho fora de estrada e com mais potência do que qualquer outro Bronco.
Nesta configuração, o Bronco recebe um chassi retrabalhado, com mais curso de suspensão, bitolas alargadas e maior distância ao solo para encarar trilhas pesadas com mais folga.
Quanto ao motor, trata-se de um V6 3.0 biturbo EcoBoost que, segundo a Ford, entrega mais de 400 hp (406 cv), embora a marca ainda não tenha fechado os números definitivos.
A marca do oval azul garante ainda que este motor terá uma calibração própria no Bronco Raptor, ajudada por um novo sistema de admissão e por um escape específico.
Na transmissão, a única opção é a já conhecida caixa automática de 10 marchas, com conversor de torque. Chamam a atenção os eixos de transmissão maiores, a embreagem mais robusta, os eixos Dana reforçados e o sistema de tração integral com uma caixa de transferência exclusiva.
Com isso, o Bronco Raptor fica preparado para encarar as situações mais exigentes, e a Ford admite que buscou inspiração nos carros de competição da categoria Ultra4.
E essa influência também aparece na suspensão: há amortecedores semiactivos Fox, semelhantes aos usados na F-150 Raptor. Em relação a um Bronco “convencional”, o Raptor passa a ter 60% mais curso no eixo dianteiro e 40% a mais no eixo traseiro.
A Ford também destaca um aumento de 50% na rigidez torcional, altura mínima do solo de 33,2 cm e capacidade de travessia de água (vau) fixada em 94 cm. Para completar, a largura total do conjunto é agora quase 25 cm (!) maior.
O que muda na imagem?
Esse ganho de largura ajuda muito a reforçar a presença do Bronco Raptor na estrada e na trilha, e ele vem com rodas de 17” do tipo Beadlock calçadas em pneus BFGoodrich K02 de 37″ de diâmetro.
Outro destaque é a grade dianteira específica da linha Raptor, com o lettering “Ford” no lugar do nome do modelo, além do para-choque dianteiro da Ford Performance, bem mais imponente.
Por dentro, o que mais chama atenção são os bancos e o volante Ford Performance e a tela de instrumentos digital de 12”, com grafismos exclusivos desta versão Raptor.
Quando chega?
Infelizmente, o Ford Bronco Raptor não vai cruzar o Atlântico para ser vendido na Europa. Ainda assim, já se sabe que as encomendas nos Estados Unidos começam no próximo mês de março, e as primeiras unidades só devem ser entregues mais perto do fim do ano.
Os preços do “Bronco mais brutal de sempre”, como a própria Ford o define, ainda não foram anunciados.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário