Pular para o conteúdo

Preço dos combustíveis cai: diesel simples e gasolina simples (95) mais baratos em 4 de dezembro

Homem feliz ao abastecer carro em posto de gasolina com preços visíveis no painel.

Queda nos preços nesta segunda-feira (4 de dezembro)

Conforme já se antecipava no fim da semana passada, esta segunda-feira, 4 de dezembro, começa com mais uma redução no preço dos combustíveis - e esta já é a sexta semana seguida de quedas.

Como estava previsto, o diesel simples ficou 1,2 centavo por litro mais barato, enquanto a gasolina simples registrou recuo de 0,6 centavo.

Médias nacionais para diesel simples e gasolina simples (95)

Com isso, o preço médio do diesel simples passa a ficar em 1,614€/l, e o da gasolina simples (95) em 1,669€/l.

Como de costume, esses valores têm como referência os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira, 1 de dezembro. As médias já consideram tanto os descontos aplicados pelas distribuidoras quanto as medidas do Governo que seguem em vigor.

Ainda assim, vale reforçar: esses não são os preços que necessariamente aparecem nas bombas. Tratam-se apenas de valores médios e indicativos.

Ajustes nas principais distribuidoras (Repsol, Galp e BP)

Entre as principais empresas, a Repsol reduziu o preço do diesel simples em 2,5 centavos por litro e o da gasolina simples em dois centavos.

Na Galp, a queda foi de 1,5 centavo por litro no diesel simples e de um centavo na gasolina simples, além de um corte adicional de dois centavos no preço do GPL.

Já a BP baixou o diesel simples em dois centavos por litro e reduziu a gasolina em apenas meio centavo.

Medidas do Governo ativas

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam pesando no valor final pago pelos consumidores.

A última atualização das medidas extraordinárias de redução fiscal ocorreu em outubro e, até o momento, não foram anunciadas mudanças para o mês de dezembro.

Considerando os acontecimentos das últimas semanas - como a demissão do Primeiro-Ministro e o anúncio de dissolução do Parlamento pelo Presidente da República -, a expectativa é de que não haja alterações nas próximas semanas.

Dessa forma, o “desconto fiscal” no ISP deve permanecer em 15,1 centavos por litro de diesel e em 16,3 centavos por litro de gasolina, pelo menos até o fim do ano.

Somando todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 centavos por litro de diesel e em 26,1 centavos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário