A disputa para colocar baterias de estado sólido nas ruas já está em andamento, e diversas montadoras e fornecedores afirmam que elas devem chegar ao mercado até o fim desta década. Os benefícios são bem conhecidos: maior densidade energética - o que se traduz em mais autonomia -, recargas mais rápidas, segurança aprimorada e uma durabilidade superior quando comparadas às atuais baterias de íons de lítio.
Baterias de estado sólido da CATL: o que dizem os rumores
Nos últimos dias, circularam nas redes sociais especulações de que a CATL, líder chinesa e referência global na fabricação de baterias, teria criado um protótipo capaz de entregar cerca de 2000 km de autonomia e recarregar em apenas 10 minutos, com início de produção em série já em 2027. A empresa, porém, negou essas informações especificamente quanto ao calendário.
“A comercialização (das baterias de estado sólido), incluindo o desenvolvimento da cadeia de abastecimento, ainda está a alguma distância”, disse a empresa ao CarNewsChina.
“A CATL continua a investir na tecnologia, mantendo uma liderança técnica na indústria, e prevê alcançar a produção em pequena escala até 2027”, acrescentou.
Cronograma da CATL: pequena escala em 2027 e massa por volta de 2030
Segundo o jornal chinês, essa posição está alinhada ao que a CATL vem sinalizando nos últimos meses: produção em pequena escala até 2027 e produção em massa por volta de 2030.
O recado reforça que, apesar do avanço acelerado em pesquisa e desenvolvimento, levar a tecnologia do laboratório para um ritmo industrial ainda exige superar etapas complexas.
CATL tem outras soluções
Enquanto as baterias de estado sólido não chegam à linha de produção, a CATL segue ampliando o portfólio com alternativas já mais próximas da aplicação comercial. Em novembro do ano passado, a companhia apresentou a bateria Tectrans, com 1000 kWh, voltada para caminhões pesados.
Mais recentemente, durante o Salão do Automóvel de Xangai, a empresa revelou a bateria de íons de sódio Naxtra, que promete até 500 km de autonomia, apoiada por uma densidade energética equivalente à das baterias LFP (lítio-ferro-fosfato).
Já no mês de setembro, no Salão de Munique 2025, a marca também mostrou a nova Shenxing Pro, desenvolvida para fabricantes europeus, com autonomia WLTP de até 758 km, vida útil de 12 anos ou um milhão de quilômetros, além de apenas 9% de degradação após 200 mil quilômetros.
“A empresa dá grande ênfase às baterias de estado sólido, contando com mais de uma década de experiência em pesquisa e desenvolvimento neste campo. Constituiu uma equipe de P&D líder na indústria e está aumentando o investimento na tecnologia de baterias de estado sólido, mantendo consistentemente uma posição de destaque no setor. Atualmente, os desafios científicos na indústria de baterias de estado sólido foram, em grande parte, resolvidos, embora ainda persistam algumas questões de engenharia”, concluiu a empresa.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário