Pular para o conteúdo

Volvo EX60 em Stockholm: retorno de Håkan Samuelsson e Thomas Ingenlath

Carro elétrico branco Volvo XC40 Recharge estacionado em ambiente interno moderno com parede clara e grandes janelas.

A apresentação do novo SUV EX60 em Estocolmo foi bem mais do que um lançamento: serviu como um recado de confiança sobre o futuro da Volvo, marcado pela volta de dois nomes simbólicos da marca. O ex-CEO Håkan Samuelsson reassumiu o comando e o designer Thomas Ingenlath - responsável por consolidar a estética moderna do fabricante sueco - também está de volta.

Retorno de Håkan Samuelsson e Thomas Ingenlath na Volvo

Diante de várias centenas de jornalistas de diferentes países, a Volvo oficializou a recomposição do seu time. Ingenlath, que assinou os principais Volvo entre 2012 e 2017 (S90, V90, XC40, XC60, XC90), fez sua primeira aparição pública antes do retorno oficial, marcado para 1º de fevereiro. No período em que ficou fora, ele conduziu a criação turbulenta da Polestar e depois se afastou para atuar como conselheiro de design da controladora chinesa Geely.

Ao lado dele, Håkan Samuelsson já está em plena atividade. Chamado de volta pelo conselho de administração após ter saído em 2022, ele havia sido substituído pelo escocês Jim Rowan, um perfil mais voltado para tecnologia e negócios. Samuelsson, com um tom mais institucional, ainda assim deixou claro o entusiasmo: “Estou muito feliz por poder estar aqui, para recebê-los neste evento muito especial esta noite”.

Volvo EX60: autonomia e recarga na nova plataforma SPA3

Entre a saída e o retorno de Samuelsson, a Volvo encarou as mesmas incertezas e desafios dos concorrentes sobre a eletrificação. Sob a gestão de Rowan, a meta mais emblemática da marca - parar de vender motores a combustão depois de 2030 - acabou sendo colocada de lado.

No palco, Samuelsson fez questão de retomar o que chamou de “escolha corajosa” da Volvo em relação aos veículos elétricos, usando o EX60 como exemplo e descrevendo o modelo como um “novo começo”. O SUV promete 810 km de autonomia e recarga de até 370 kW, apoiado em uma nova plataforma SPA3 que adota arquitetura de 800 volts e um método de fabricação mais rápido e econômico.

Esse “novo começo” anunciado por Håkan Samuelsson em Estocolmo também se conecta ao retorno da dupla Ingenlath–Samuelsson. Embora o designer ainda não tivesse voltado oficialmente à Volvo, é provável que o CEO tenha tido papel importante para convencê-lo a reintegrar a equipe.

Assine o Presse-citron

“Vencer é divertido”

A fala de Thomas Ingenlath teve um claro tom de reencontro com as origens. Sueco por adoção, ele diz ver a terra da Volvo como a terra dos próprios filhos: “Tive um flashback; uma pequena história dos nossos primeiros tempos quando nos mudamos para a Suécia, e nossos filhos ainda eram pequenos”.

Para traduzir o espírito com que retorna, ele relatou uma lembrança de uma viagem de Gotemburgo rumo ao sul da Europa. Ao chegarem, ele jogava futebol com as crianças de outra família quando um menino chamado Tobius, irritado por não conseguir fazer gol, respondeu à sua esposa, que tentava consolá-lo minimizando o placar: “Mas vencer é divertido”. Para Ingenlath, o episódio sintetiza a filosofia que ele quer reforçar dentro da Volvo.

Segundo Mark Tisshaw, jornalista da Autocar, a parceria Samuelsson–Ingenlath correspondeu ao auge recente da Volvo: “Os carros desenhados por Ingenlath eram lindos e a marca registrou desempenho recorde por seis anos consecutivos sob a direção de Samuelsson”.

Problemas recentes com EX90 e EX30 e impacto na Volvo

Ainda assim, os últimos anos foram mais turbulentos. O lançamento do EX90 em 2024 expôs fragilidades: falhas de software atrasaram a comercialização e incomodaram clientes e jornalistas. Meses antes, o EX30 havia recebido elogios pelo visual e pela condução, mas também foi criticado pelo nível maior de monitoramento e alertas de segurança a bordo, pela ausência de painel de instrumentos atrás do volante e por resultados decepcionantes de recarga e autonomia.

Os números da Volvo em 2025 refletiram esse conjunto de tropeços. Foi um ano de pressão econômica, apesar de ações de corte de custos e reestruturação. Em maio de 2025, o grupo anunciou a eliminação de 3000 vagas (mais de 2000 na Suécia).

Com Ingenlath de volta, a Volvo aposta em recuperar uma fórmula vencedora, associada a disciplina e design atraente. Diante de rivais fortes, como a BMW com o iX3 - capaz de disputar espaço com híbridos e modelos a combustão -, o desafio está posto. Tisshaw, porém, relativiza o efeito imediato: “Considerando os longos ciclos de desenvolvimento na indústria, não veremos totalmente os efeitos do retorno deles por algum tempo”.

O roteiro, por enquanto, ainda está em aberto. A Volvo terá de expandir a nova plataforma SPA3, provavelmente chegando a modelos mais acessíveis como o EX30, e também orientar mais a linha para sedãs. Outra escolha corajosa.


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário