As projeções divulgadas no fim da semana passada se confirmaram. Desde ontem, 3 de abril, a gasolina ficou mais cara, enquanto o diesel voltou a recuar.
Vale lembrar que as previsões indicavam, para o começo desta semana, queda de dois centavos por litro no preço do diesel simples e alta de 2,5 centavos por litro na gasolina simples 95.
Ajustes nas principais redes (BP, Galp e Repsol)
Ao observar as alterações nas três maiores redes - BP, Galp e Repsol - dá para ver que os números ficaram bem próximos do que havia sido antecipado.
Na BP, o diesel simples caiu 1,5 centavo por litro, enquanto a gasolina simples 95 subiu três centavos.
Na Galp, o diesel teve redução de dois centavos por litro e a gasolina encareceu 2,5 centavos. Já na Repsol, o diesel simples baixou 1,5 centavo por litro e a gasolina aumentou três centavos.
Mudança no preço do GPL
Também houve variação no preço do GPL: na Galp, ficou 7,9 centavos mais barato.
Qual é o preço médio?
Com base nos preços médios registrados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (31 de março) - valores que já consideram os descontos aplicados pelas redes -, percebe-se que, tanto no diesel quanto na gasolina, as mudanças ficaram ligeiramente abaixo do previsto.
Dessa forma, o preço médio do diesel simples recuou 1,1 centavo por litro no início desta semana, passando para 1,494 €/l. Já a gasolina simples 95 subiu 2,4 centavos por litro, chegando a 1,693 €/l.
Medidas extraordinárias continuam a influenciar os preços
Os combustíveis seguem impactados pelas medidas extraordinárias de redução fiscal adotadas pelo governo para aliviar a alta de preços.
Com a chegada de abril, ao contrário do que vinha sendo habitual, não foram feitos novos ajustes nessas medidas. Ainda assim, o Governo informou que está reavaliando o pacote e que as medidas atualmente em vigor continuarão valendo até o próximo dia 17 de abril.
Entre as medidas de redução fiscal vigentes estão a diminuição do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), o mecanismo de compensação pelo qual se reduz o ISP em função da receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.
No total, elas resultam em uma diminuição da carga tributária de 34 centavos por litro, tanto no diesel quanto na gasolina.
Fontes: DGEG e Maisgasolina
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário