Elon Musk vê risco de domínio chinês no mercado global
Durante uma teleconferência em vídeo com analistas para comentar os resultados de 2023, Elon Musk, diretor executivo da Tesla, demonstrou preocupação com o avanço das montadoras chinesas na disputa por participação de mercado.
Ao ser perguntado sobre a expansão global de marcas automotivas da China, Musk foi direto ao afirmar que, na ausência de barreiras comerciais, os fabricantes automóveis chineses vão “destruir” os rivais globais.
“Se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas (as marcas automóveis chinesas) vão praticamente demolir a maioria das empresas automóveis do mundo. Eles são extremamente bons”, referiu o «patrão» da Tesla, citado pela Reuters.
Musk também afirmou não ter dúvidas de que empresas chinesas como a BYD “são um dos construtores automóveis mais competitivos do mundo”. Ainda assim, ele reforçou que o efeito de possíveis «barreiras comerciais» - ou da falta delas - pode ser determinante para o desempenho dessas marcas fora do mercado chinês:
Penso que terão um sucesso significativo fora da China, dependendo do tipo de tarifas ou barreiras comerciais estabelecidas.
Elon Musk, diretor executivo da Tesla
Musk tem razões para estar preocupado?
Números de vendas: Tesla x BYD em 2023
No fechamento do ano civil de 2023, a BYD terminou o período “ameaçando” a liderança da Tesla no segmento de elétricos, chegando a ser a montadora que mais vendeu carros elétricos no mundo no último trimestre do ano.
Mesmo assim, o quarto trimestre de 2023 também trouxe avanço para a marca norte-americana, impulsionado principalmente pela venda do Model 3 atualizado e pelo início das entregas da Cybertruck.
Considerando o acumulado do ano, a Tesla manteve a dianteira: a empresa sediada no Texas (EUA) entregou 1 808 581 automóveis novos a clientes, enquanto a BYD somou “apenas” 1,6 milhões de elétricos vendidos.
Resposta à BYD chama-se Model 2?
Apesar disso, o ritmo da BYD parece ter sido suficiente para “acender o alerta” dentro da Tesla, que vem prometendo um elétrico voltado ao grande público, com preço base por volta de 25 000 euros.
Projeto “Redwood” e a aposta no Model 2 da Tesla
Na mesma conferência, segundo a Reuters, Elon Musk já teria confirmado que a fabricação desse modelo - conhecido internamente pelo codinome “Redwood” - deve começar na segunda metade de 2025. A meta, de acordo com Musk, é chegar a 10 000 carros produzidos por semana.
Esse lançamento - popularmente chamado de Model 2 - deve adotar um formato de crossover do segmento C. Com ele, a Tesla passaria a disputar compradores não só com marcas como a BYD, mas também com concorrentes que oferecem alternativas equivalentes com motor a combustão interna.
Fonte: Reuters
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário