A segunda geração do Peugeot 3008 pode ser resumida em uma palavra: sucesso. Após sete anos de mercado e mais de 1,32 milhões de unidades comercializadas, chegou a hora de abrir espaço para uma nova geração.
Para quem defende a “evolução com continuidade” - talvez o caminho mais prudente -, a Peugeot preferiu arriscar e “embaralhar e distribuir de novo”, numa espécie de reinvenção de um dos seus modelos mais importantes.
Assim, o novo Peugeot 3008 adota uma silhueta inédita, claramente diferente da anterior, e coloca os holofotes nas novas versões 100% elétricas, batizadas de e-3008. O risco vai se pagar? Ainda é cedo para cravar.
A Razão Automóvel foi a Sochaux, na França, para ver de perto o novo Peugeot e-3008 e organizou em nove tópicos tudo o que você precisa saber sobre o modelo.
Aquela silhueta…
Crédito para a Peugeot por não chamar o novo 3008 de «SUV-coupé», embora o termo fastback tenha aparecido repetidas vezes. Tecnicamente, ele se encaixa melhor nessa definição por causa da linha de teto.
A aposta nesse formato chama atenção. Não apenas porque o antecessor tinha uma “receita” vencedora, mas também porque já existe um 408 na gama com uma linha de teto parecida. O 408 é consideravelmente mais comprido e mais baixo, mas a influência sobre o novo 3008 é visível.
Uma justificativa para a queda do teto está ligada à aerodinâmica - um ponto decisivo em qualquer veículo elétrico.
Segundo a Peugeot, o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de apenas 0,28, um resultado forte para um SUV relativamente alto (1,641 m).
… mas promete espaço e há um novo i-Cockpit
Falando em medidas, o novo 3008 cresce em todas as direções em comparação com o anterior. Ele ficou 9,5 cm mais comprido (4,542 m), 5,4 cm mais largo (1,895 m), 1,7 cm mais alto (1,641 m), e o entre-eixos aumentou 6,4 cm (2,73 m).
Com esse porte, começa a ficar difícil manter o rótulo de SUV compacto. Ainda assim, a Peugeot promete um bom nível de espaço interno e, apesar da linha de teto, declara 520 l no porta-malas. É exatamente o mesmo número do antecessor - e vale para todos os 3008, sejam elétricos ou a combustão.
Na cabine, o destaque vai para o novo Panoramic i-Cockpit, item de série no e-3008 GT. A principal mudança é a tela curva de 21″ - voltada ao motorista -, mas permanece a relação entre volante e painel de instrumentos que, até hoje, divide opiniões.
A Peugeot já havia explicado o Panoramic i-Cockpit antes deste evento de apresentação. Veja os detalhes:
Estreia de plataforma na Stellantis
Aqui não tem meio-termo: o novo Peugeot 3008 é realmente um projeto novo do zero, já que estreia a plataforma STLA Medium da Stellantis.
Essa base foi pensada com foco especial nas versões 100% elétricas, com arquitetura de 400 V e possibilidade de autonomias de até 700 km, em parte graças ao uso de baterias maiores, de até 98 kWh.
O 3008 inaugura a STLA Medium, mas ela deve chegar aos poucos à maior parte dos modelos dos segmentos C e D de todas as marcas da Stellantis.
Vale citar também a suspensão: agora ela é independente nos dois eixos em todas as versões - pseudo-MacPherson na frente e multilink atrás -, enquanto o 3008 anterior usava eixo traseiro semirrígido.
Uma, duas… três variantes elétricas
A terceira geração do 3008 é a primeira a ter uma opção totalmente elétrica - e, na prática, serão três:
- Electric 210 - 1 motor dianteiro, 157 kW (213 cv) e 343 Nm, bateria de 73 kWh, autonomia de 525 km;
- Electric 230 Long Range - 1 motor dianteiro, 170 kW (231 cv) e 343 Nm, bateria de 98 kWh, autonomia de 700 km;
- Electric 320 Dual Motor AWD - 2 motores (um por eixo), 240 kW (326 cv) e 343+166 Nm, bateria de 73 kWh, autonomia de 525 km.
A eficiência do conjunto aparece no consumo combinado (WLTP) de 13,9 kWh/100 km nas versões com 73 kWh, enquanto a Long Range, com 98 kWh, eleva esse número para 14 kWh/100 km.
Isso apesar de o e-3008 mais leve marcar 2114 kg (!). A configuração com dois motores sobe para 2199 kg, e o e-3008 com a bateria maior declara 2174 kg.
Há também aletas atrás do volante - mas não são para trocar marchas, já que todos usam relação fixa. Elas servem para ajustar a força da regeneração, que tem três níveis.
Vai ter motorizações híbridas, mas não em todos os mercados
E as opções a combustão… cadê? Nesta primeira apresentação internacional, a Peugeot colocou o foco total no elétrico e-3008 e deixou para depois os detalhes das versões do 3008 com motor a combustão.
Mesmo assim, já se sabe que haverá opções eletrificadas, chamadas Hybrid e Plug-in Hybrid. Porém, elas podem não ser oferecidas em todos os mercados.
No caso do Hybrid, a aposta é que seja a atualização mais recente do 1.2 PureTech, agora com sistema mild-hybrid de 48 V.
No Plug-in Hybrid, ainda falta entender como o novo 3008 híbrido plug-in vai evoluir frente ao atual, seja em trem de força, seja em autonomia.
Mais «verde»
Sustentabilidade virou o termo preferido das fabricantes - e com a Peugeot não é diferente.
Para sustentar esse discurso com números, a marca francesa afirma ter usado mais de 500 kg de materiais «verdes», entre metais e polímeros, no novo 3008.
Aço e alumínio somam 60% desse total, e há também 30 peças de polímeros produzidos com materiais ecológicos. Além disso, para-choques, spoilers, caixas/compartimentos de armazenamento e tapetes utilizam plástico reciclado.
Talvez o ponto mais curioso desse compromisso ambiental no novo e-3008 seja a eliminação de cromados (trocados por pintura), antecipando a entrada em vigor da diretiva europeia para acabar com a cromagem. Além do ganho ambiental, isso também traz benefícios à saúde humana.
Reforçando o argumento de sustentabilidade, os novos Peugeot 3008 serão produzidos “em casa”, na fábrica de Sochaux (França). Já as baterias do e-3008 serão feitas não muito longe, em Mullhouse, a pouco mais de meia centena de quilômetros.
Ainda mais assistentes de condução
Como era de esperar, o novo Peugeot e-3008 aposta pesado em assistentes ao motorista. Ele permite condução semiautônoma (nível 2) e traz funções mais avançadas, como a mudança de faixa semiautomática (basta acionar a seta e depois apertar o botão “Ok”).
Além disso, inclui controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go e assistência de permanência em faixa, assim como recomendação antecipada de velocidade.
Gama simplificada
A linha do novo Peugeot e-3008 fica restrita a dois níveis de equipamentos: Allure e GT, complementados por três pacotes opcionais.
O Peugeot e-3008 Allure vem com pintura em tom único, rodas de 19″ e bancos/revestimentos em TEP (elastômero termoplástico) e tecido. De série, traz câmera traseira HD, sensores de estacionamento traseiros, faróis LED e i-Cockpit com dois displays digitais de 10″.
O Peugeot e-3008 GT adota pintura em dois tons, rodas de 20″ e bancos/revestimentos em TEP e Alcantara.
Em relação ao Allure, acrescenta faróis Pixel LED, sensores de estacionamento dianteiros, tampa do porta-malas motorizada, bancos dianteiros e volante aquecidos, carregador por indução para smartphones, iluminação ambiente personalizável (oito tons), Panoramic i-Cockpit, i-Toggles e i-Connect Advanced (central multimídia).
Chega em 2024
As vendas do novo Peugeot 3008 começam em fevereiro em 2024, com a estreia do e-3008 Electric 210 e do 3008 Hybrid (mild-hybrid). Já o 3008 Plug-in Hybrid chega dois meses depois, em abril.
Quanto aos e-3008 Electric 230 Long Range e Electric 320 Dual Motor AWD, a previsão de lançamento fica para 2025.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário