O Honda Civic Type R é visto como referência - para muita gente, “A” referência - no universo dos hot hatch, mas o valor de 69 500 euros cobrado por esta nova geração vem alimentando uma discussão enorme nas redes sociais.
A razão do debate é fácil de entender: em comparação com o FK8, o novo Honda Civic Type R FL5 ficou 18 mil euros mais caro. É uma diferença considerável, sobretudo porque o FL5 mantém a mesma base de ingredientes mecânicos do antecessor - ainda que aprimorados.
Mesmo assim, esse preço alto não parece estar atrapalhando o desempenho comercial no lançamento: as 10 unidades destinadas a Portugal desapareceram em apenas 72 horas… e o preço, ao que tudo indica, nem entrou na conta.
Alternativas novas ao Honda Civic Type R na mesma faixa de preço
Como o novo Honda Civic Type R já está esgotado - e aparentemente o preço não foi decisivo -, aqui vão algumas opções com pedigree esportivo e valores semelhantes.
Se a ideia for ficar dentro do universo hot hatch, existem alternativas ao novo Civic Type R, mas, para chegar a um nível de performance parecido, vocês acabam restritos a modelos com tração nas quatro rodas. E, se for esse o caminho, tudo certo.
De opções é o que não falta: todas elas têm em comum com o Civic Type R motores 2,0 l turbo de quatro cilindros, entregando mais de 300 cv.
Hot hatch alemães: 2,0 l turbo, 4x4 e câmbio automático
No entanto, ao contrário do hot hatch japonês, que só é oferecido com câmbio manual, o quarteto alemão - que vocês podem ver na galeria abaixo - aparece exclusivamente com caixas automáticas de dupla embreagem.
Alfa Romeo Giulia Veloce: alternativa italiana de quatro portas
Para quem prefere algo mais alternativo e discreto, e gosta de sedãs de três volumes com quatro portas, vale olhar para a Itália - mais exatamente para o Alfa Romeo Giulia Veloce, que começa em 71 050 euros.
Ele fica um degrau abaixo do «todo-poderoso» Giulia Quadrifoglio e também traz um 2,0 l turbo, embora com “apenas” 280 cv, além de tração integral e câmbio automático de oito marchas - 0-100 km/h em 5,2s e 240 km/h de velocidade máxima.
Não se deixem enganar pelo déficit de potência dessa berlina frente ao hot hatch: o Giulia tem um dos melhores chassis do segmento, o que resulta em uma condução muito gratificante.
Alpine A110: um esportivo de verdade feito desde o início para ser esportivo
Se, por outro lado, o objetivo é um esportivo legítimo, concebido desde o começo para esse fim, é difícil bater a relação custo/benefício do Alpine A110. É verdade que ele carrega a desvantagem de oferecer só dois lugares e um porta-malas minúsculo, mas compensa no resto. É ágil, preciso e se sente tão à vontade na pista quanto numa estrada cheia de curvas.
Muito disso vem da leveza, do chassis e do motor 1,8 l turbo (o mesmo do Mégane R.S.) montado em posição central traseira.
Ele entrega “apenas” 252 cv e 320 Nm, mas também “pesa” só 1177 kg, por isso precisa de somente 4,5s para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Em Portugal, parte de 70 900 euros.
BMW M240i RWD: mais potência e tração traseira
Querem mais potência com tração traseira? Então a resposta pode estar em um BMW M240i RWD.
Dá para enxergá-lo como um cupê “à moda antiga” - só falta o câmbio manual… - ou, deixando o romantismo de lado, como um “M2 júnior”. Ele traz o maior motor desta lista - um seis cilindros em linha de 3,0 l - e também é o mais potente entre as alternativas com preço semelhante ao do Civic Type R: 374 cv e 500 Nm.
Com esses números enviados às rodas traseiras por um câmbio automático de oito marchas, ele faz 0-100 km/h em 4,7s e alcança 250 km/h de velocidade máxima. Em Portugal, os preços começam em 69 882 euros.
Civic Type R ou «piscar» o olho a usados?
Se, entre os zero-quilômetro, o preço de um Civic Type R já entrega uma variedade interessante de alternativas, ao incluir os usados é como abrir a «caixa de Pandora».
Aqui aparecem opções para todos os gostos: desde hot hatch bem mais radicais e voltados para uso em circuito, como o Renault Mégane R.S. Trophy-R e o MINI John Cooper Works GP, até “máquinas” mais exuberantes… e potentes, como o Ford Mustang GT V8.
Alternativas não faltam. Tudo depende do que vocês buscam em um automóvel, já que muitas dessas propostas só compartilham com o hot hatch da Honda o preço - delimitamos entre 65 000 e 75 000 euros - e o fato de entregarem mecânica e experiência de condução excepcionais.
Ainda assim, como sempre acontece no mercado de usados, o valor muda conforme vários fatores, como o ano de emplacamento, a quilometragem e, claro, o estado em que o veículo se encontra.
Vejam todos os modelos na galeria abaixo:
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário