Pular para o conteúdo

Visita oficial do comandante da Força Aérea da Turquia à Força Aérea Portuguesa destaca o KC-390 Millennium

Dois militares em uniforme apertam as mãos na frente de avião militar cinza estacionado na pista.

Visita oficial e agenda em Portugal

Entre 11 e 14 de maio, a Força Aérea Portuguesa recebeu a visita oficial do comandante da Força Aérea da Turquia, general Ziya Cemal Kadıoğlu, em uma programação voltada a fortalecer a cooperação militar entre dois aliados da OTAN.

Ao longo da agenda, o oficial turco tomou parte em cerimônias militares, atividades de caráter cultural e compromissos institucionais organizados pela Força Aérea Portuguesa.

Segundo a Força Aérea Portuguesa, a passagem da comitiva teve como foco ampliar a coordenação militar, aumentar a interoperabilidade entre as forças aéreas e estreitar os laços de cooperação entre Portugal e Turquia no âmbito da aliança atlântica.

KC-390 Millennium na Base Aérea Nº 11 (Beja) e a Esquadra 506, os Rinocerontes

Um dos pontos centrais da visita foi a ida à Base Aérea Nº 11, em Beja, onde está sediada a Esquadra 506, os Rinocerontes.

A unidade portuguesa opera o cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium, tornando-se a primeira da Europa e da OTAN a empregar a aeronave brasileira em operações militares.

Na base, o general Kadıoğlu conheceu o simulador de voo do KC-390 e também percorreu as áreas de manutenção e de suporte operacional relacionadas à aeronave. A programação no local foi concluída com a assinatura dos Livros de Honra da unidade e da esquadra.

Frota turca de Hércules e oportunidade para a Embraer

Atualmente, a Força Aérea da Turquia utiliza 18 aeronaves Hércules, nas versões C-130B e C-130E - sendo que os últimos exemplares da versão E deixaram a linha de produção da Lockheed em 1974.

Com isso, os aviões turcos mais novos têm 52 anos de idade e, embora tenham passado por modernizações no próprio país e sejam bem conservados, já atingiram uma fase avançada do ciclo de vida e devem precisar de substituição em breve, o que abre uma grande oportunidade para a Embraer.

Nota sobre visitas recentes ao KC-390

Vale destacar que, recentemente, o Ministro da Defesa da Grécia - hoje o principal adversário da Turquia, apesar de ambos integrarem a OTAN e, ao mesmo tempo, se defenderem das agressões do Irã - também visitou a Esquadra Rinocerontes e conheceu o KC-390:

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário