A Stellantis e a JLR comunicaram que firmaram um Memorando de Entendimento para avaliar oportunidades de colaboração no desenvolvimento de produtos nos Estados Unidos.
Embora o documento ainda não tenha caráter vinculante, ele chega em um momento especialmente importante para o grupo comandado por Antonio Filosa. A assinatura ocorreu na véspera do Investor Day da Stellantis, agendado para 21 de maio, em Auburn Hills, Michigan, nos EUA.
De acordo com a nota divulgada pelas duas empresas, a intenção é mapear sinergias no desenvolvimento de produtos e tecnologias, combinando competências de ambos os grupos para gerar valor para as duas partes. Qualquer operação que venha a resultar dessas conversas, no entanto, dependerá da celebração de acordos definitivos.
Mais uma peça no plano de Filosa
A movimentação em direção à JLR ocorre poucos dias depois de Antonio Filosa afirmar que parcerias farão parte central da estratégia futura da Stellantis. Segundo ele, trabalhar com parceiros para identificar sinergias em áreas como desenvolvimento de produtos e tecnologias pode trazer “benefícios significativos para ambas as partes”, sem perder o foco em produtos e na experiência do cliente.
Nos últimos dias, a Stellantis também anunciou um acordo com a Dongfeng para produzir modelos Peugeot e Jeep na China, com investimento de cerca de 1 bilhão de euros. Em paralelo, está em preparação uma cooperação mais profunda com a Dongfeng na Europa, incluindo a fabricação, na França, de veículos elétricos de marcas chinesas, aproveitando a capacidade industrial já existente da Stellantis.
Em vez de concentrar esforços apenas no desenvolvimento interno, a Stellantis dá sinais de estar montando uma estratégia baseada em colaborações seletivas, usando como trunfos a escala industrial e a presença regional para atrair parceiros.
Pelo lado da JLR, PB Balaji, diretor-executivo da companhia britânica, posiciona a aproximação como parte da trajetória de evolução do grupo. Para o executivo, trabalhar com a Stellantis abre espaço para explorar capacidades complementares em produtos e tecnologias que sustentem os planos de crescimento de longo prazo da JLR no mercado norte-americano.
Por que os EUA?
A aproximação acontece enquanto o mercado norte-americano - hoje marcado por tarifas de importação que têm custado bilhões de euros à Stellantis e à JLR - segue sendo um dos principais mercados para os dois grupos e continua exigindo escala, investimento industrial e capacidade de adaptação tecnológica local.
No caso da Stellantis, que já tem presença robusta no país por meio de marcas como Jeep, Ram, Dodge e Chrysler, uma parceria com a JLR pode ampliar o aproveitamento de competências e recursos que o grupo já mantém nos Estados Unidos.
Para a JLR, proprietária de marcas como Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar, o memorando, se evoluir para um acordo definitivo, pode ser uma maneira de acelerar planos em um mercado estratégico sem ter de carregar sozinha o peso do investimento.
Uma porta aberta
Mesmo com o potencial estratégico, o memorando não significa que a colaboração vá necessariamente avançar. A própria Stellantis ressalta, nas declarações prospectivas anexadas ao comunicado, que não existe garantia de que as transações previstas serão concluídas ou de que o escopo e o cronograma esperados serão efetivamente cumpridos.
Se desse entendimento vão surgir modelos, plataformas ou produção conjunta, isso passará agora pelo andamento das negociações e pela assinatura de acordos finais vinculantes. Novas informações podem ser divulgadas amanhã, durante o Stellantis Investors Day.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário