Pular para o conteúdo

Agibot leva a produção de robôs humanoides para a Europa com a Minth Group

Homem interage com robô humanóide em laboratório de tecnologia e robótica industrial.

A disputa para levar robôs humanoides à escala industrial está ficando mais intensa. Um sinal disso é o plano da startup chinesa Agibot, que desenvolve robôs com Inteligência Artificial (IA) embarcada, ao anunciar o início da fabricação de seus modelos na Europa em colaboração com a fornecedora automotiva Minth Group.

Segundo William Shi, diretor-executivo da Agibot na Europa, “O objetivo é colocar os nossos robôs diretamente nas fábricas, adaptados às necessidades industriais locais”. Apesar de ter sido criada há apenas três anos, a empresa afirma já concentrar cerca de 40% da participação global do segmento e ter produzido mais de 5000 robôs humanoides até o começo de 2026.

IA incorporada e o foco da Agibot em interação física

A Agibot se diferencia por priorizar sistemas de IA que atuam no mundo real, com capacidade de interagir fisicamente com o ambiente - os chamados sistemas de “IA incorporada” - em contraste com alternativas digitais que funcionam somente no plano virtual.

Portfólio de robôs humanoides da Agibot: X2, G2 e D1

A empresa reúne vários modelos no portfólio. O X2 é descrito como um robô compacto, capaz de dançar, fazer acrobacias e assumir funções de recepção e atendimento. Já o G2 é direcionado a cenários industriais, trazendo braços duplos e navegação autônoma - com preço em torno de 117 mil dólares por unidade (cerca de 100 mil euros à taxa de câmbio atual). Há ainda o D1, um robô quadrúpede voltado a atividades de inspeção e logística. Em todos os casos, os robôs são oferecidos como plataformas configuráveis, ajustáveis às demandas específicas de cada cliente.

Parceria com a Minth Group para produção na Europa

A escolha da Minth Group como parceira segue uma lógica estratégica. “Como parceiro estratégico global da Agibot, o Grupo Minth atuará como seu Distribuidor de Valor Agregado (VAD) para o mercado europeu, impulsionando conjuntamente a implantação localizada e a adoção em larga escala de robôs inteligentes incorporados em toda a Europa”, diz um comunicado.

Com mais de dez fábricas em países como Alemanha, França e Reino Unido - e mais de 15 anos de atuação no mercado europeu -, o grupo oferece tanto capacidade de produção no continente quanto instalações industriais onde os robôs podem ser treinados para tarefas específicas antes de entrarem nas linhas de montagem.

Para a presidente do Minth Group, Chinglien Wei, “escalar a produção de robôs humanóides exige mais do que avanços tecnológicos: requer capacidades de localização robustas, sistemas de produção fiáveis e suporte operacional a longo prazo”.

Quando chegam?

A expectativa é que a produção em território europeu comece ainda neste ano, com uma ampliação gradual do ritmo ao longo dos dois anos seguintes. A Agibot aposta que a demanda industrial tende a avançar conforme montadoras e fornecedores ampliem os testes de robôs humanoides em rotinas de montagem, logística e operações de serviço.


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário