No contexto do Projeto Escotillón IV, o estaleiro ASMAR (Estaleiros e Oficinas da Armada) informou avanços relevantes na etapa de montagem do navio multipropósito Magallanes, o primeiro de quatro meios previstos para a Armada do Chile. Com 55% de progresso geral no programa, a unidade é apontada como um marco da Política Nacional de Construção Naval, voltada a ampliar a autonomia industrial e a consolidar a capacidade do país de construir toda a sua esquadra com recursos nacionais.
Navio multipropósito Magallanes: estágio de construção na ASMAR
Segundo a instituição, o Magallanes já alcança 99% de avanço na sua estrutura principal e 56% de avanço total, mantendo-se dentro dos prazos definidos. Em paralelo, a ASMAR deu início à construção do segundo navio da classe, que atualmente registra 6% de avanço.
Cronograma: lançamento ao mar, provas e entrada em serviço
O lançamento ao mar do Magallanes está programado para o fim de 2026. Depois disso, terá início uma fase de testes no mar, destinada a validar sistemas e capacidades operacionais. A expectativa é que o navio entre em serviço no segundo semestre de 2027.
Visita oficial em Talcahuano e declaração de Gabriel Boric
Esses dados foram divulgados durante uma visita oficial ao estaleiro de Talcahuano, liderada pelo presidente Gabriel Boric, que ressaltou o peso do projeto para o desenvolvimento tecnológico e produtivo do país. Em sua fala, ele afirmou: “Em relação ao Projeto Escotillón IV, fiquei muito satisfeito em constatar que o navio multipropósito em construção, o Magallanes - que vocês podem ver atrás de nós - segue de acordo com o que foi orçado, com 99% de avanço na obra grossa e 56% de avanço total”.
Outros marcos do Projeto Escotillón IV: barcaça e operação antártica
O avanço do Magallanes se soma a outros acontecimentos do Projeto Escotillón IV, como o lançamento ao mar da primeira barcaça de desembarque, realizado em janeiro de 2026 em Valdivia pelo estaleiro ASENAV. A embarcação, com 19,78 metros de comprimento e 5,6 metros de boca, foi projetada para atuar em áreas de baixa profundidade, facilitando o desembarque de veículos, equipamentos e cargas pesadas a partir de navios-mãe até a costa. A futura integração desse meio ao navio multipropósito deve ampliar as capacidades anfíbias, logísticas e humanitárias da Armada do Chile, sobretudo em missões de apoio em emergências e em operações de projeção marítima.
Ao fim da agenda na ASMAR, o presidente Boric acompanhou a partida do navio anfíbio Sargento Aldea. A unidade seguiu para Punta Arenas e, na sequência, para a Antártida, levando material essencial para a construção do novo cais na Baía Fildes e para a recuperação da pista do aeródromo Teniente Marsh. As atividades, associadas à comemoração dos 80 anos da presença soberana chilena no continente branco, evidenciam o compromisso do país com o fortalecimento de sua infraestrutura antártica e com sua projeção regional.
Créditos das imagens: Ministério da Defesa do Chile.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário